VISITE MEU OUTRO BLOG

VISITE MEU OUTRO BLOG
BASTA CLICAR NA IMAGEM

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

NOVAS NORMAS ORTOGRÁFICAS- VERIFICADOR ORTOGRÁFICO


Não adianta espernear!
É fato!
A REFORMA ORTOGRÁFICA ENTRA EM VIGOR
Ano novo e ortografia nova.

Atenção brasileiros,à partir de 2009 qualquer voo é sem acento.
Nenhum pinguim terá mais trema.
A sua eloqüência virou eloquência.
Nossa minissaia agora dobrou de tamanho.
Agora é microcomputador porque é ultramoderno na lingua portuguesa.
Será antieducativo você querer ser um semianalfabeto?

O QUE MUDA NA ORTOGRAFIA?

1 - As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

2 - Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

3 - Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.

4 - O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

5 - O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.

6 - O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

7 - Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi”de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

8 - Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

9 - Também em Portugal elimina-se o “h” inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.

10 - Portugal mantém o acento agudo no “e” e no “o” tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

MUDANÇAS NO USO DO HÍFEN

1 - O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por “r” ou “s”, sendo que essas devem ser dobradas. Ex.: antessala, autorregulamentação.
Obs: Em prefixos terminados por “r”, permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista.

2 - O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal , como autoescola. Esta nova regra vai uniformizar algumas exceções já existentes antes: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico etc.
Obs: Esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por “h”: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

3 - Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal., como micro-ônibus.
Obs: Uma exceção é o prefixo “co”. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal “o”, NÃO utliza-se hífen.

4 - Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição, como em mandachuva.
Obs: O uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constituem unidade sintagmática e semântica mantendo acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.

Já está disponível desde julho/2008),um pacote(VERO - Verificador Ortográfico) para BrOffice.org,cujo contempla os ajustes do Acordo Ortográfico.

Ele é livre e gratuito.

http://www.broffice.org/verortografico/baixar

2 comentários:

  1. Adorei a reportagem .Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei das informações, reforçou algumas coisas que ainda não estava por dentro..
    Abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.