VISITE MEU OUTRO BLOG

VISITE MEU OUTRO BLOG
BASTA CLICAR NA IMAGEM

sábado, 12 de janeiro de 2008

TOXOPLASMOSE


O que é a TOXOPLASMOSE ?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita o Toxoplasma gondii. Os protozoários são seres unicelulares. Um parasita vive dentro de um outro ser vivo (hospedeiro) e utiliza os nutrientes desse hospedeiro.

O parasita da toxoplasmose encontra-se frequentemente em fezes, carne crua, vegetais crus e na terra. Pode entrar no nosso corpo através da respiração. Até cerca de 50% da população está infectada com a toxoplasmose. O sistema imunitário saudável evita que este parasita provoque doença. No entanto não impede a transmissão do parasita de pessoa a pessoa.

A doença mais comum provocada pelo parasita da toxoplasmose é a infecção do cérebro (encefalite). A toxoplasmose também pode surgir noutras partes do corpo. A toxoplasmose pode provocar coma e morte. O risco de desenvolver toxoplasmose é mais alto quando os linfócitos CD4 diminuem para valores inferiores a 100.

Os primeiros sinais de toxoplasmose podem ser febre, confusão mental, dores de cabeça, desorientação, alterações da personalidade, tremor e crises epilépticas. O diagnóstico de toxoplasmose habitualmente implica a realização de testes de pesquisa de anticorpos para o Toxoplasma gondii.

A presença de anticorpos para a toxoplasmose apenas mostra se a pessoa esteve exposta ao parasita. Um teste positivo não significa que se tenha encefalite. No entanto um teste negativo significa que não se está infectado com o parasita da toxoplasmose.

A TAC da cabeça ou a ressonância magnética também são utilizadas no diagnóstico da toxoplasmose cerebral. As alterações na TAC do cérebro podem ser muito parecidas às alterações de outras infecções oportunistas do cérebro. A ressonância magnética é mais sensível e permite o diagnóstico mas facilmente.

Como se trata a Toxoplasmose?

A toxoplasmose trata-se de uma associação de antibióticos a pirimetamina (Daraprim®) e sulfadiazina (Labdiazina®) ambos os medicamentos conseguem penetrar no cérebro

O protozoário da toxoplasmose necessita de vitamina B para viver. A pirimetamina impede o parasita de obter a vitamina B. a sulfadiazina impede o parasita de utilizar a vitamina B. A dose habitual destes medicamentos é 50 a 75 mg de pirimetamina por dia e 2 a 4 gramas de sulfadiazina diários.

Estes dois medicamentos interferem com a vitamina B e podem provocar anemia. As pessoas com toxoplasmose habitualmente tomam ácido folínico para prevenir a anemia.

Esta associação de medicamentos é muito eficaz contra a toxoplasmose. Cerca de 80% dos doentes melhoram ao fim de duas a três semanas.

A toxoplasmose pode regressar após um primeiro episódio. As pessoas que tiveram toxoplasmose devem continuar a tomar os medicamentos contra a toxoplasmose numa dose de manutenção (mais baixa do que a dose necessária para tratar a doença aguda).

Como escolho um tratamento para a Toxoplasmose?

Se lhe for diagnosticada toxoplasmose o seu médico irá prescrever pirimetamina e sulfadiazina. Esta associação de medicamento pode causar diminuição dos glóbulos brancos e problemas renais.

A sulfadiazina é uma sulfamida. Cerca de metade das pessoas que utilizam este medicamento têm uma reacção alérgica. Esta reacção é, geralmente o aparecimento de manchas na pele, mas pode também haver febre.

Podem-se utilizar métodos de dessensibilização para se ultrapassar as reacções alérgicas. Os doentes começam com uma dose muito baixa do medicamento diluída em água. Administram-se cada vez doses mais elevadas do medicamento até se atingir a dose normal.

As pessoas que não conseguem tolerar as sulfamidas podem ser tratadas com clindamicina (Dalacin®) em substituição da sulfadiazina.

Pode-se prevenir a Toxoplasmose?

A melhor forma de prevenir a toxoplasmose é tomar as associações potentes de antiretrovirais. Pode-se ser testado para confirmar se já se foi infectado com a toxoplasmose. Se nunca se teve contacto com o parasita da toxoplasmose deve-se evitar o risco de infecção não comendo carne ou peixe mal passados, ou vegetais crus pouco lavados e utilizar luvas e máscara se tiver gatos, ao limpar a caixa do gato (e depois lavar abundantemente as regiões expostas durante a limpeza do material dos gatos).

Se tem menos de 100 linfócitos CD4 deverá efectuar medicação profiláctica para a toxoplasmose. As pessoas com menos de 200 linfócitos CD4 tomam cotrimoxazol (Bactrim® ou Septrin®) para a prevenção da pneumocistose. Esta medicação também é eficaz na prevenção da toxoplasmose. Ver, para mais informação acerca da pneumocistose «o que é a Pneumocistose?». Se não tolerar o cotrimoxazol o seu médico poderá receitar outros medicamentos também eficazes.

O Essencial

A toxoplasmose é um infecção oportunista grave. Se não se foi exposto ao parasita, pode-se reduzir o risco de exposição não comendo alimentos crus/mal passados ou vegetais mal lavados e tomar precauções especiais ao limpar as caixas dos gatos.

Podem-se tomar associações potentes de antiretrovirais que aumentam as defesas. Um valor de linfócitos CD4 superior a 100, em princípio, não deixa o parasita da toxoplasmose causar problemas. Se o valor dos linfócitos CD4 for inferior a 100, fale com o seu médico acerca dos medicamentos para a profilaxia da toxoplasmose.

Se sentir dores de cabeça persistentes, confusão, desorientação e crises epilépticas ou outros sintomas possíveis de serem toxoplasmose do cérebro vá de imediato ao seu médico assistente. Se for diagnosticada precocemente a toxoplasmose cerebral pode ser tratada de forma eficaz.

Se algum dia tiver toxoplasmose deverá manter medicação de manutenção para evitar que torne a ter um novo episódio da doença.

Animais transmissores - Gatos, bovinos, ovinos, suínos e caprinos.

MAIS INFORMAÇÕES:http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/toxoplasmose1.asp

10 comentários:

  1. Excelente e esclarecedora.É o mínimo que se pode falar sobre esta postagem sobre a toxoplasmose. Línguagem simples,termos acadêmicos branqueados, gostei muito. Sou estudante de Biologia e estava procurando uma foto de alguma pessoa com sintomas característicos da toxo.e acabei no seu endereço... Estou criando um blog onde tento associar a Biologia com o dia a dia, das pessoas, tentando unir o lado científico com o humanístico.
    Depois que eu terminar, te dou o enereço para ouvir tua opinião também.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Tive toxoplasmose com 2 anos de idade. Eu estava doente e o medico suspeitou que eu e minha mãe estivessemos com toxo e foi confirmado. Minha mãe repetiu a toxoplasmose por 4 vezes sendo que perdeu um filho devido a isto. Os médicos dizem que a doença não repete, mas minha mãe repetiu. Hoje ela tem tonteiras e dores de cabeça diarias além de estar com muito pouca visão. Suspeito que esdteja com toxo cerebral. Mas depender do sus é uma droga, eles recusam a dar exames para cortar gastos e dizem que se tratou não volta mais.
    Excelente o tópico

    ResponderExcluir
  3. A Toxoplasmose pode se tornar crônica e retornar sim.Eu mesma tenho crônica e voltou mais de dez vezes,o qual fiz o tratamento.Tive pela primeira vez aos 24 anos e até hoje luto contra ela.
    No Rio de Janeiro temos a Fiocruz que é pioneira também em Toxoplasmose e o SUS tem obrigação de pesquisar a razão das dores de cabeça de uma pessoa com uma Tomografia,se necessário.Principalmente se existe um histórico desse.
    A Toxoplasmose é uma doença seríssima tratada com descaso muitas vezes,e a população não tem sequer noção nem mesmo que essa doença exista.Não diagnósticada e também não tratata leva a morte.
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Fui ao medico, e o mesmo não detectou sinais de resistencia imunologicas em mim... e mesmo assim, o meu resultado já havia dado positivo e reagente na contangem igm/igg, bastante alta? e o mesmo solicitu outro exame novamente, mas dessa vez a contagem iga?
    fiz um exame de mapeamento de retina, e não deu nenhum foco de toxoplasmose!? mas agredito que o mesmo deve pedir o exame de ressonância magnetica?

    eddie

    ResponderExcluir
  5. Também tenho toxoplasmose e agradeço muito pela informações.
    No meu caso minha médica está tratando exatamente com estes medicamentos citados.
    No entanto, já estou na quarta reincidencia ocular e tenho medo de perder a visão.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  6. Estou tratando toxoplasmose,até então as suas anotações sobre o assunto foi uma das mais esclarecedoras e de fácil compreensão. Parabens!Ah! minhas esposa,"loirinha", adorou o seu senso de humor e eu também.

    ResponderExcluir
  7. QUERIA AGRADECER MUITISSIMO AS INFORMAÇÕES AQUI PRESTADAS , POIS TAMBEM TENHO TOXOPLASMOSE POREM NAO ESTOU NO BRASIL E O TRATAMENTO AQUI É MAIS DIFICIL POIS ELES NAO COMERCIALIZAM A PIRIMETAMINA E TENHO QUE IMPORTAR DA INGLATERRA O QUE LEVA TEMPO E DINHEIRO , E AQUI AIND AO DESCASO É MUITO MAIOR , POIS NEM TRATAMENTO TERAPEUTICO HA PARA ESSA DOENÇA , NESSAS HORAS É QUE GOSTARIA DE ESTAR NO BRASIL, QUE TEM MEDICAÇÃO GRATUITA , NAO SE PAGA TAXA MODERADORA PARA IR À UM POSTO DE SAÚDE NEM SE PAGA PRA SER TRATADO EM UM AMBULATORIO OU EMERGENCIA , HOJE AQUI EM PORTUGAL VEJO QUE NO BRASIL TEMOS O MELHOR PLANO DE SAUDE A NIVEL MUNDIAL O SUS. PORQUE AQUI NA EUROPA ATÉ NOS POSTOS DE SAUDE TEM QUE PAGAR PRA CONSULTAR E NAO IMPORTA SUA IDADE. QUE SAUDADE DO BRASIL...

    ResponderExcluir
  8. oi boa tarde tenho toxoplasmose ocular e uma doença complicada ja perdi uma visão direita pra mim foi muito dificil area da saude não se importa muito com essa doença poderia haver mias tratamento contra toxoplasmose obrigada.

    ResponderExcluir
  9. me chamo Rose... eu tenho toxoplasmose, 14 anos, na minha visão , esquerda, a cor da minha iris mudou a pupila se dilatou. e hoje saiu somente com lente ou oculos escuro, porque fiquei com um olho azul e outro preto, me sinto um monstro, e infeliz, pedir 80% da visão tbm que hj me atrapalha muito, queria muito saber se tem uma cirurgia p/ cor da iris ?? se alguem souber por favor entre em contato comigo pelo meu email ( roseka@gmail.com).agradeço ... abç de alguem que hj vive infeliz e muito triste.

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.