VISITE MEU OUTRO BLOG

VISITE MEU OUTRO BLOG
BASTA CLICAR NA IMAGEM

sábado, 26 de janeiro de 2008

ME CONTE SUA HISTÓRIA


QUANTAS HISTÓRIAS TEMOS PARA CONTAR?
HISTÓRIAS QUE A VIDA NOS PROPORCIONOU DE PODER VIVÊ-LAS FATALMENTE.
HISTÓRIAS QUE NOSSA CRIATIVIDADE É CAPAZ DE CONTAR COM PINCELADAS DAS CORES DO ARCO-ÍRIS.
HISTÓRIAS QUE APRENDEMOS NOS LIVROS NO DECORRER DA NOSSA VIVÊNCIA.
HISTÓRIAS QUE OUVIMOS NA INFÂNCIA,NA ADOLESCÊNCIA,NA FASE ADULTA E NA ABENÇOADA VELHICE.
HISTÓRIAS DE VIDA,DE AMORES,DE DESAMORES,ALEGRES,TRISTES,ATUAIS,DE OUTRORA...
HISTÓRIAS,HISTÓRIA E HISTÓRIAS...
HISTÓRIAS MINHAS,SUAS,NOSSAS...VALE DOS OUTROS TAMBÉM!
EXISTEM PESSOAS QUE NASCERAM COM TANTAS HISTÓRIAS CORRENDO NAS VEIAS,COMO A MINHA AMIGA BENITA PRIETO.
ELA É UMA CONHECIDA CONTADORA APAIXONADA DE HISTÓRIAS,É ATRIZ E ESCRITORA POR ESSE MUNDO DE DEUS.
POR SER TÃO APAIXONADA EM CONTAR HISTÓRIAS,ELA FEZ UM BLOG PARA ESCREVER AS SUAS HISTÓRIA E PARA TERMOS UM ESPAÇO PARA AS NOSSAS TAMBÉM.
NO BLOG "ME CONTE SUA HISTÓRIA",TEM UM BANQUINHO INVISÍVEL PARA VOCÊ PODER SENTAR E ESCREVER TAMBÉM A SUA HISTÓRIA.MAS POR FAVOR,LEVE A SUA CANETA E FOLHA,OK?
QUE TAL FAZER UMA VISITINHA,SENTAR NO BANQUINHO CONFORTAVELMENTE E ESCREVER ALGUMA HISTÓRIA?
TODOS QUEREM TER O PRIVILÉGIO DE LER A SUA E COMENTÁ-LA!
BLOG:http://mecontesuahistoria.blogspot.com/
CONTA,CONTA,CONTA...!!!
(Sonia)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

MUDE


Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a
velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,
calmamente, observando com
atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os seus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia,
ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama...
Depois, procure dormir em outras camas
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor,
o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida,
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete,
outro creme dental...
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas,
troque de carro, compre novos
óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros,
outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light, mais prazeroso,
mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já
conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco,
sem o qual a vida não vale a pena !!!
(Edson Marques)


"Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia.
Sou um o quê? Um quase tudo".

MUDANÇAS


HOJE EU VOU MUDAR
VASCULHAR MINHAS GAVETAS
JOGAR FORA SENTIMENTOS E
RESENTIMENTOS TOLOS
FAZER LIMPEZA NO ARMÁRIO
RETIRAR TRAÇAS E TEIAS
E ANGUSTIAS DA MINHA MENTE
PARAR DE SOFRER
POR COISAS TÃO PEQUENINAS
DEIXAR DE SER MENINA...
PRA SER MULHER

HOJE EU VOU MUDAR
POR NA BALANÇA A CORAGEM
ME ENTREGAR NO QUE ACREDITO
PRA SER O QUE SOU SEM MEDO
DANÇAR E CANTAR POR HABITO
E NÃO TER CANTOS ESCUROS
PRA GUARDAR OS MEUS SEGREDOS
PARAR DE DIZER
"NÃO TENHO TEMPO PRA VIDA"
QUE GRITA DENTRO DE MIM...
ME LIBERTAR

HOJE EU VOU MUDAR
SAIR DE DENTRO DE MIM
NÃO USAR SOMENTE O CORAÇÃO
PARAR DE CONTAR OS FRACASSOS
SOLTAR OS LAÇOS
E PRENDER AS AMARRAS DA RAZÃO
VOAR LIVRE
COM TODOS OS MEUS DEFEITOS
PRA QUE EU POSSA LIBERTAR OS MEUS DIREITOS
E NÃO COBRAR DESSA VIDA
NEM RUMOS E NEM DECISÕES

HOJE EU PRECISO E VOU MUDAR
DIVIDIR NO TEMPO E
SOMAR NO VENTO
TODAS AS COISAS QUE UM DIA SONHEI CONQUISTAR
PORQUE SOU MULHER COMO QUALQUER UMA
COM DÚVIDAS E SOLUÇÕES
COM ERROS E ACERTOS
AMORES E DESAMORES
SUAVE COMO A GAIVOTA
E FERINA COMO A LEOA
TRANQUILA E PACIFICADORA
MAS AO MESMO TEMPO
IRREVERENTE E REVOLUCIONÁRIA
FELIZ E INFELIZ
REALISTA E SONHADORA
SUBMISSA POR CONDIÇÃO
MAS INDEPENDENTE POR OPINIÃO
PORQUE SOU MULHER
COM TODAS AS INCOERÊNCIAS
QUE FAZEM DE NÓS...
O FORTE SEXO FRACO.
Vanusa

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

PRIMEIRO ENCONTRO


Essas mulheres fazem parte de um passado inesquecível.
Época escolar que guardava em cada uma a inocência da juventude.
Trinta e quatro anos se passaram...
De repente algumas se encontram.
É uma emoção que não existem palavras para definir.
Os traços dos rostinhos ainda são os mesmos.
O jeitinho da adolescência ainda reside em cada gesto.
Os sorrisos ainda estão latentes e com a mesma intensidade.
O amadurecimento de cada uma flutuando no presente
As histórias armazenadas durante anos e anos...
Relatos das inúmeras peripécias escolares.
Fotos,rascunhos de jornalzinhos,livros,cadernos de recordações...
Recordações dos professores,das freiras,do internato...
Lamentos das que não puderam estar presentes.
Tristezas dos que não estão mais entre nós.
Promessas de buscas dos que ainda não foram achados.
Foi uma mágica fatal o primeiro encontro.
Onde o mágico retirou da cartola essas meninas,hoje já mulheres,que batizamos de Lobas da Providência:
Maria Claúdia,Benita,Rosângela,Cecília,Sonia Therezinha,Lucinda e Sonia Moreira

(Sonia)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

COM QUE CARA EU VOU?


Quantas manhãs levanto me perguntando:com que cara eu vou?
É patético,mas nem sempre posso sair com o meu rostinho natural.
Hoje mesmo,já acordei e me olhei no espelho alguns segundos.
Que sustooo...!
Olhos inchados,olheiras,rosto amassado,expressão de mau-dormida,mau-amada,mau-tudo.
Contra minha vontade,sou obrigada pegar as minhas maquiagens e tentar esconder pelo menos um terço desse semblante,que hoje despertou de mal com a vida.
Se tem uma coisa que não faz parte da minha vaidade é maquiagem.
Acho um verdadeiro pôrre!
Nem rodela de pepino pode me ajudar numa hora dessa porque não tenho aqui.
Vou ter que me lambuzar toda com meu rímel,batom,lápis,base...
Sair com rosto de palhaça na claridade do dia porque só uma maquiagem pesada mesmo para me salvar.
Enfim,já escolhi a cara que vou.
Agora,vou vestí-la.

(Sonia)

RIO DE JANEIRO



O Rio de Janeiro é o mais conhecido cartão postal do Brasil. Tem sua imagem intimamente associada ao Pão de Açúcar, ao Corcovado, ao futebol, aos desfiles de escolas de samba e à gente bonita, alegre e bronzeada. Esta Rio de Janeiro, cidade e cartão postal, é também a capital do estado de mesmo nome - estado exuberante e que cativa por sua beleza natural, emoldurada por uma geografia privilegiada e pelo jeito de ser de seus habitantes, que conciliam como poucos a arte de trabalhar e viver intensamente e de forma despojada.

QUADRO INFORMATIVO - RIO DE JANEIRO
RJ

www.rio.rj.gov.br

Capital Rio de Janeiro
Área 43.797,4 km2
Municípios 92
Localização Leste da região Sudeste
População 14.367.083 habitantes (2000)
População da capital 5.900.000 habitantes
Clima tropical atlântico
Temperatura média anual (capital) 24º C
Horário em relação a Brasília o mesmo
Densidade demográfica 328 hab/km2
Índice de urbanização 96%(2000)
Mortalidade infantil 24 por mil nascidos vivos (2000)
Índice de analfabetismo 6% (2000)
Participação no PIB 11,2%
Representação no Congresso Nacional 3 senadores
46 deputados federais
Vegetação Mangues no litoral, Mata Atlântica e floresta tropical
Informações turísticas Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - Turisrio

Tel: (21) 2215-0011 / 2544-7175
Fax: (21) 2544-7628
Rua da Ajuda nº 5 - 6º andar - Centro
CEP: 20.040-000 - Rio de Janeiro - RJ

sábado, 12 de janeiro de 2008

MULHERES ACORDEM


As mulheres correm em busca de uma beleza imposta pelo mundo.
Não medem esforços para irem em busca de um corpo perfeito e por um rosto de boneca.
Beleza ou feiura,hoje não é mais uma questão de naturalidade.
Enlouquecidas pelas cobranças externas e delas mesmo,estão sempre a procura de uma perfeição imposta pela sociedade.
Buscam os produtos de beleza que prometem milagres,a medicina estética que garante rejuvenescimentos mágicos,acadêmias de ginásticas que tranformam corpos e produtos dietéticos para emagrecer.
A aneroxia e a bulimia já faz parte do cardápio diário de tantas mulheres!
A auto-estima alta hoje é sinônimo da beleza adquirida.
As mulheres vem conquistando com tanta dignidade seu espaço e seus direitos na sociedade,mas infelizmente estão permitindo serem avaliadas dessa forma hipócrita.
Mulheres acordem!
A beleza natural jamais será um cosmético numa prateleira de loja.
A auto-confiança nunca estará a venda num vidrinho de remédio.
A conquista afetiva não será encontrado num aparelho de musculação.
A alma feminina não pode ser modelada por um cirúrgião plástico.
A inteligência feminina não pode ser assim multilada.

(Sonia)

IDADE DO "ENTA"


TEMPO PASSANDO...
MARQUINHA DE EXPRESSÃO AQUI,MARQUINHA DE EXPRESSÃO ALI
RUGUINHA FRONTAL,RUGUINHA FACIAL
CELULITE ENCIMA,CELULITE EMBAIXO
VOU TENTANDO DISFARÇAR,VOU TENTANDO APAGAR
CREMINHO ATRÁS,CREMINHO NA FRENTE
EXERCÍCIOS PARA O BUMBUM,ACADÊMIA PRA XUXU
BOTOX NA BOCA,FIO DE OURO NA BOCHECHA
ESTICA PRA LÁ,ESTICA PRA CÁ
ÓCULOS PARA PERTO,LENTES DE CONTATOS PARA LONGE
ARROZ COM FEIJÃO NA GELADEIRA,VERDURAS NO MESA
PÃOZINHO FRANCÊS NA PADARIA,RICOTA NO PRATO
CABELOS BRANCOS JAMAIS,CABELOS NATURAIS DE FARMÁCIA
MENOPAUSA CHEGA,COLESTEROL É CAUSA
VOU VIVENDO COM A TAL DIGNIDADE DA IDADE
COM A CONSCIÊNCIA QUE A TERCEIRA IDADE É UMA DÁDIVA
AGORA,COM LICENÇA!
ESTA NA HORA DA MINHA IOGA.
(Sonia)

AS NOSSAS DÚVIDAS...



"AS NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIDORAS E FAZEM-NOS PERDER O BEM QUE PODERÍAMOS CONQUISTAR,SE NÃO FOSSE O MEDO DE ERRAR"
Willian Shakespeare

NÃO APRENDEMOS



"NÓS APRENDEMOS A VOAR COM OS PÁSSAROS,A NADAR COM OS PEIXES,MAS NÃO APRENDEMOS A VIVER COM OS IRMÃOS".
Martin Luther King

TEMPO


Eu e os relógios não temos a menor afinidade.
Não suporto às regras impostas por esses marcadores de tempo.
Ahhh...!!!Eu quero dormir no meu tempo e não importa se o Sol já apontou e a Lua já se foi.
Sei que o mundo vive na luz e dorme no breu,mas...
Muitas madrugadas abro a janela e olho os prédios apagados,as calçadas vazias,o céu em total escuridão com algumas estrelas,escuto o silêncio do mundo e tenho a nítida impressão que meu raciocínio trabalha com maior intensidade.
Meu relógio de pulso à noite se transforma em mais um acessório sem nenhuma utilidade maior,não tenho nenhum relógio na parede,não sei que horas são...estou órfã do tempo.
Sniff!!!Isso que posso chamar também de liberdade.

(Sonia)

A ELEGÂNCIA DO PRETINHO BÁSICO


Reportagem: Renata Vasconcellos

Dizem que uma mulher bem-vestida precisa ter um guarda-roupa bem colorido. Mas há uma unanimidade: o preto. Um pretinho básico impera absoluto em meio aos outros tons, combina com tudo. Sozinho, fica ainda mais elegante. E de tão usado, virou um clássico.

Pretinho básico: é assim, no diminutivo, que uma das peças mais célebres do guarda-roupa feminino é conhecida. E não confunda o básico com algo banal ou de menor valor. Para elas, ele significa a simplicidade indispensável.

"A verdadeira elegância é a simplicidade. Quanto mais simples, mais elegante você vai estar", opina Vanessa Rouvier. "O mais simples é o mais chique", completa a administradora Bianca Thomaz. “Toda mulher sensual, que tem estilo, tem um pretinho básico dentro no guarda-roupa", destaca a designer Juliana Caetano.

"Nada como as imagens de Helmut Newton para ver esse que sexy preto, esse sexy black. Ele é frio, sem a necessidade de colocar o decote no umbigo”, acredita o estilista Carlos Tufvesson.

Sensualidade... Nem sempre foi assim. No passado, o preto foi usado na França - e depois no resto da Europa - como a cor da aristocracia religiosa. Séculos mais tarde, na Era Vitoriana, o preto só era concebível para as que estavam de luto.

As poucas que ousaram vestir a cor, digamos, de uma forma mais ousada pagaram por isso. A reputação do pintor John Sargent, que retratou uma bela mulher, foi recuperada a tempo. Mas a de Madame X, como era conhecida a mulher, nunca mais foi a mesma...

Aos poucos, as mulheres foram botando o preto na moda. E Coco Chanel, sempre ela, tratou de sacramentar o tubinho preto como o chique simples, irretocável. Era a cor da segurança.

"Não tem erro. Você coloca um pretinho básico. Se quiser botar um acessório para a noite, você põe. Se quiser botar uma rasteirinha, uma Havaiana, está bom para qualquer lugar", diz a autônoma Maria Eduarda Bravo.

“O pretinho básico navega com uma facilidade, que permite, na insegurança, errar menos. Insegurança, por exemplo, de ir na casa da sogra pela primeira vez, use um pretinho básico", destaca o estilista Carlos Tufvesson.

Mas como ele resiste há tanto tempo? Cada geração dá seu jeito para diferenciar o pretinho da mamãe ou da vovó. "Um decotezinho, talvez um pouco mais curtinho", diz a estudante Samantha Lins Borghoff.

Mas até as mais jovens se rendem aos clássicos. "Sabe aquele vestido que a Audrey Hepburn veste em ‘Bonequinha de Luxo’? Esse vestido me vem à cabeça, sem mangas, com alça, comprido, justo e elegante. Ele é tudo de bom. É maravilhoso!”, opina a estudante Samantha Lins Borghoff.

A camisa branca, o jeans, o terninho, o vestido preto: o que faz de uma peça de roupa um clássico não é um estilista ou uma personagem. É a sociedade, que de tempos em tempos adota uma roupa que atravessa fronteiras sociais e culturais - mais pela necessidade e menos pela aparência

Foi assim com o pretinho básico. A mulher, mais ocupada, precisou de uma roupa prática, que usasse menos tecido, que não sujasse tanto. E ainda descobriu que a cor emagrecia... Estava aí a receita para um clássico eterno!

Existe uma história de Coco Chanel que, quando ela era pequena e teve que ir para um orfanato, as freiras a obrigavam a usar preto para se diferenciar das outras alunas que tinham mais dinheiro. Dizem que a vingança dela foi, anos mais tarde, vestir todas as mulheres de preto.

VOU SEGUINDO A MINHA VIDA


Muitas loucas pessoas passaram pela minha vida como uma ventania.
Fecharam as portas e janelas do tempo brutalmente.
Então,tive que seguir a minha vida.
Muitas outras pessoas passaram pela minha vida como uma conseguência.
Permaneceram o tempo necessário e partiram.
Então,tive que seguir a minha vida.
Muitas poucas pessoas passaram pela minha vida como uma tatuagem.
Lambuzaram alguns momentos com diversas cores e desapareceram.
Então,tive que seguir a minha vida.
Muitas santas pessoas passaram pela minha vida como um santuário.
Fizeram suas orações e se transformaram em pássaros livres.
Então,tive que seguir a minha vida.
Muitas tantas pessoas chegaram na minha vida como um aviso-prévio.
Trabalharam na minha história de vida e pediram às contas.
Então,tive que seguir a minha vida.
Muitas raras pessoas ancoraram em minha vida como eternas.
Falsificaram as promesas e cobraram a eternidade.
Então,tive que seguir a minha vida.
Mas todas essas pessoas levaram um pedaço de mim.
Umas mais e outras menos.
Então,vou seguindo a minha vida.

(Sonia)

ISTO É UM ASSALTO!


♥HEY!!!♥
Você mesmo...
ISTO É UM ASSALTO!
MÃOS AO ALTO!
SILÊNCIO!
NÃO SE MEXA!
NÃO GRITE!...
* Passe para cá seu mau humor,
* suas tristezas, suas preocupações,
* suas lágrimas,suas dores,sua mágoas...
* Passe tudo!
* Não adianta reagir...
* Agora que me entregou tudo
* Segue em frente
* Não olha para trás..
* E se eu te pegar de novo
* com os bolsos ou cheios de coisas
* chatas e ruins...com certeza
* irei te assaltar novamente
ENTENDEU,NÉ?
AGORA SE CUIDA,TÁ?
ARMA USADA NESSE DELITO:
♥AMIZADE♥

SÍNDROME DO PÂNICO



EU JÁ SOFRI VINTE QUATRO ASSALTOS E FAÇO PARTE DESSAS PESSOAS ABAIXO QUE ADQUIRIRAM A SÍNDROME DO PÂNICO PÓS-TRAUMÁTICOS.
HOJE ASSUMO,O MEU ÚNICO MEDO,QUE É DE ANDAR PELAS RUAS SOZINHA.NÃO ME SINTO MAIS ENVERGONHADA DE SER ASSIM E ME CONSIDERO UMA PESSOA COM APENAS ESSA LIMITAÇÃO DENTRO DESSA DOENÇA.
PODE PARECER IRÔNIA,MAS COM A DOENÇA DO PÂNICO SOU UMA PESSOA MAIS FELIZ PORQUE APRENDI SER UM SER HUMANO MAIS TRANSPARENTE DO QUE JÁ ERA.

AGORA,LEIA PARA TER MELHOR CONHECIMENTO DESSA TÃO MODERNA E ATUAL DOENÇA.
(Sonia)

"Uma das doenças mais recentes e cujo entendimento é muito recente é fruto da vida urbana nas cidades modernas. Trata-se da síndrome do pânico.
Pessoas que sofrem traumas e apresentam quadros pós-traumáticos como conseqüência direta de assaltos, roubos, sequestros, entre outros, acabam adquirindo este mal.
As pessoas que sofrem estes traumas acabam apresentando quadros dramáticos onde não conseguem fazer nada sozinhas, ficam apavoradas com a falta de luz ou lugares escuros, não conseguem andar sozinhas nas ruas, precisam de ajuda até para tomar banho.
Na verdade o que ocorre é o rompimento de Uma ligação entre neurônios do cérebro. Esta ligação nunca mais vai se reconstituir. O que passa a ser necessário é a criação de uma outra "ponte" de ligação, ou outra conecção para substituir a que foi perdida.
Um amigo trabalhava com distribuição de doces na Grande São Paulo no início dos anos 90. Sofreu 36 assaltos, sendo 18 deles com os ladrões armados, mas em cinco delas os bandidos apontaram a arma em sua cabeça, onde em duas delas apertaram o gatilho e a bala não saiu.
O homem ficou com a doença, mas não era compreendido em seu tempo, sendo mau diagnosticado. Até que uma doutora que conhecia a doença e havia feito mestrado e doutorado no assunto resolveu atendê-lo.
Ela afirmou que conhecia a doença e exatamente o que havia ocorrido. Ele precisava passar por um tratamento rigoroso, onde se não fizesse ou se ela descobrisse que ele não tinha feito ou seguido suas determinações, ele não poderia mais entrar pela porta de seu consultório.
Ele seguiu rigorosamente e hoje é um cidadão com a vida normal e resgatada.
É uma doença urbana da atualidade".

Autor : Luís Henrique Tamura

O MUSEU DO PERFUME


O perfume é um cosmético que existe há milhares de anos. Apareceu em uma variedade de formatos com métodos de produção que refletiram a disponibilidade do produto e do equipamento da época. O perfume tanto pode ser personalizado como produzido em massa, e tem uma variedade infinita de ofertas. O perfume tem sido usado para finalidades religiosas, espirituais e sociais, tendo uma influência muito importante em muitas áreas da vida quotidiana. Tem sido um produto valioso durante todas as idades, e ainda hoje tem uma indústria de grandes portes. O perfume tem um efeito importante na vida moderna como tinha em épocas antigas.

O estudo da história do perfume revelou muitos fatos sobre as civilizações antigas, nos ajudando a formar idéias mais realísticas do dia a dia. Por sua vez a história do perfume nos ajudou a compreender mais sobre a nossa própria cultura através de comparações. O interesse por perfume é universal; desde o momento em que nascemos os perfumes a que estamos expostos afetam nossos pensamentos, emoções e respostas aos lugares, pessoas e coisas. É do interesse de todos que haja perfumes para homens e mulheres, para os mais jovens e os mais idosos igualmente.

A importância do perfume é também representada pela sua apresentação. Os frascos utilizados influenciam não somente no armazenamento e facilidade de utilização, mas também são usados como um apelo aos outros sentidos e para atrair compradores em potencial. Os frascos de perfume geralmente são bonitos, ornamentais e são artigos extremamente colecionáveis. Muitos fabricantes modernos confiam nesta técnica para tornarem seus perfumes mais desejáveis criando um empacotamento com edição limitada. A atenção com a embalagem do perfume, não é uma invenção moderna; a importância do perfume na história é refletida pelos frascos em que foram preservados.

A maior coleção de frascos de perfume pode ser encontrada no moderno e bonito museu do perfume, localizado em Barcelona. O museu do perfume foi criado em 1963 com a intenção de fazer esta valiosa coleção disponível para o público em geral, para destacar importante informação histórica e geográfica. Fica localizado em Passeo de Gracia no quarteirão gótico de Barcelona. O alvo do museu é atrair igualmente os historiadores e os amantes da arte. A suntuosa coleção é surpreendentemente bonita; e cada frasco tem uma história para contar. O museu certamente fez sua pesquisa e tem informações em várias línguas disponíveis para aumentar seu apelo e para fazer a história do perfume tão acessível quanto possível à todos.

O museu do perfume é separado em duas sessões. A primeira sessão abriga todos os tipos de perfumes sintéticos modernos e de produção em massa, que são abrigados pelo fabricante. A outra seção contém uma variedade de perfumes de eras e posições geográficas diferentes, indicados em ordem cronológica. Ambas as coleções mostram uma variedade de frascos de todo o mundo incluindo o Egito, Israel e África. Cada frasco indicado fornece detalhes do procedimento de fabricação do perfume e de seu significado cultural, com informações adicionais disponíveis dos guias. Os frascos mais velhos dão indícios intrigantes a respeito da preparação do perfume, e também fornecem informações sobre os artesãos da época. Os frascos modernos criam sentimentos de nostalgia ou de uma apreciação da vida moderna.

Uma das mais importantes coleções fornece detalhes do uso de perfume em épocas Egípcias, cobrindo seu uso nos rituais, seu significado para os faraós e seu impacto nas vidas das mulheres, baseado em informações de registros históricos como também nos produtos manufaturados abrigados. E isto é apenas um exemplo do que está em exposição.

Fiel ao produto que orgulhosamente abriga, existe algo para todos no museu do perfume. Para aqueles que não são capazes de alcançar Barcelona, o museu também tem um site de internet extremamente detalhado com uma lista completa de todos os frascos de perfumes que podem ser vistos. Também oferece informações com riqueza de detalhes sobre a história do perfume, fazendo com que a valiosa informação que abriga esteja verdadeiramente acessível em uma escala global.

Origem: www.PoloMercantil.com.br

A HISTÓRIA DO PERFUME ATÉ 1900


Por Renata Ashcar
Egito: a origem
A busca pelo divino marca a história do homem. Os mais antigos cheiros conhecidos são os da fumaça que exalava da queima de madeiras, especiarias, ervas e incensos. Essa prática explica a origem latina da palavra perfume: per (através) e fumum (fumaça), através da fumaça. A origem do perfume se deu a partir de 3.000 a.C., no esplendor da civilização egípcia. Os egípcios eram politeístas, ou seja, adoravam vários deuses, e os homenageavam em ricos rituais. Acreditavam que seus pedidos e orações chegariam mais rápido aos deuses se viajassem nas nuvens de fumaça aromática que subiam aos céus. Acreditavam na reencarnação, e reservavam as fragrâncias também aos mortos. Grande quantidade de aromas acompanhava a passagem desta para outra vida, ao encontro com os deuses, e o corpo do morto devia ser conservado tão inalterado – e perfumado – quanto possível. Mirra, musgo de carvalho, resina de pinho, entre outros ingredientes com propriedades anti-microbianas, eram utilizados no ritual de mumificação, cujos incríveis resultados são admirados até hoje.
Abalastros, 3100 a 1785 a.C
Frascos usados para preparação de ungüentos

Grécia


A mitologia ilustra a importância do perfume na cultura grega, e a história confirma esse fato. Por volta de 800 a.C., as cidades de Atenas e Corinto já exportavam óleos de flores e plantas maceradas: rosa, lírio, íris, sálvia, tomilho, manjerona, menta e anis. Desde então, os aromas eram populares entre os gregos, que cultivavam a arte de utilizar óleos perfumados. Usados pelos atletas e amados pelos poetas, esses preparados tornavam ainda mais atraentes as mulheres de Atenas. Os gregos apreciavam incensos e fórmulas aromáticas, e acreditavam atrair a atenção dos deuses ao usá-los. Eles usavam perfumes até mesmo na comida: pétalas de rosas moídas eram ingredientes de receitas sofisticadas e o vinho era aromatizado com mirra, essências de flores e mel perfumado. Uma lenda cita o buquê favorito de Baco, deus do vinho: violetas, rosas e jacintos adicionados à bebida.

Babilônia

Por volta de 650 a.C a cidade da Babilônia, na Mesopotâmia, tornou-se o centro comercial de especiarias e perfumes da época. Conquistado dois séculos mais tarde por Alexandre, o grande, rei dos persas, o império caldeu tornou-se parte da civilização helênica. A influência persa na vida grega incentivou a apreciação de plantas exóticas e o uso de perfumes e incensos. Alexandre entregou sementes e mudas de plantas da Pérsia ao seu professor em Atenas, Teofrasto, que criou um jardim botânico e foi autor do primeiro tratado sobre cheiros. Esse livro detalhava receitas de preparados aromáticos e perfumes, descrevendo prazos de validade e indicando usos terapêuticos. O texto diz que os perfumes deviam ser protegidos do sol, pois a luz e o calor alteravam seu odor. Essa lição é válida até hoje. Após sua morte aos 33 anos, Alexandre foi cremado em uma pira carregada de olíbano e mirra. Graças à riqueza de alguns manuscritos, resgatados pelo historiador Heródoto, conhecemos as primeiras experiências na extração de cheiros de pétalas e folhas, e de seus usos e funções no preparo de ungüentos, loções e perfumes.

Cleópatra

Cleópatra, última rainha do Egito, representa o símbolo da sedução com seus rituais perfumados. Além de conquistar o coração do general romano Marco Antônio, conseguiu dele a promessa de uma aliança com Roma. Ao que parece, ela era muito mais atraente do que propriamente bonita, e sabia, acima de tudo, como perfumar-se. Untava-se com essências aromáticas dos pés à cabeça, criava em torno de si uma aura perfumada e recebia Marco Antônio em uma cama repleta de pétalas de rosas. Seus requintes eram incríveis: ela impregnava de odor de rosas até as velas de seu barco, e viajou ao encontro do amante inteiramente untada de óleos perfumados, como uma deusa em forma humana, deslizando sobre as águas. Deixava-se admirar recostada no trono de seu barco, que era envolto em nuvens de incenso. Em sua célebre visita a Roma, a rainha do Egito deixou um rastro de rosas por onde passou, e em sua última noite no mundo dos mortais, antes de envenenar-se, banhou-se e perfumou-se da cabeça aos pés com as mais finas fragrâncias. Quando os soldados romanos a encontraram morta em seus aposentos, ainda puderam sentir seu perfume inebriante, feito sob encomenda para seu status real.
Cleópatra untava-se de essências aromáticas dos pés à cabeça

Império Romano

O vasto império conquistado pelos romanos contribuiu muito para a expansão da perfumaria, pois eles consumiam aromas de maneira intensa. O comércio de matérias primas perfumadas foi estimulado pela criação de rotas comerciais para a Arábia, Índia e China. No período imperial, o gosto dos romanos por incensos e perfumes passou dos limites imagináveis, e criou um desequilíbrio na balança de pagamentos do império. Aproximadamente 500 toneladas de mirra e 250 toneladas de olíbano chegavam a Roma pelo mar. Até os cavalos eram perfumados! No século III, Roma se tornou a capital mundial do banho, luxuoso ritual jamais visto em qualquer outra cultura. O banho incluía poções aromáticas variadas. Os cidadãos mais ricos tinham até as solas dos pés perfumadas por escravos. Na cidade podiam ser encontradas mais de 100 casas de banho públicas e privadas, freqüentadas por todas as classes sociais.

Mercadores de cultura

Os árabes foram muito celebrados por suas maravilhosas descobertas, como a bússola e a álgebra. Eles ofereceram à humanidade o primeiro alambique, graças ao alquimista Avicenna, que criou a serpentina de resfriamento. Ele descobriu o método da destilação e preparou a primeira água de rosas do mundo, isolando o perfume das pétalas em forma de óleo (o attar, produzido na Síria). Esse conhecimento, que foi sendo transferido de geração em geração, representou um grande passo na história da perfumaria. Seu apogeu foi na Idade Média, quando os árabes desenvolveram técnicas de destilação de plantas em larga escala. Logo depois, os chineses conseguiram extrair álcool etílico do vinho. O aperfeiçoamento da destilação aconteceu na Itália em 1320, e permitiu a produção regular de álcool a partir da Renascença. Os Cruzados difundiram pelo ocidente as fragrâncias originárias do mundo árabe, resgatando sua influência nos hábitos da população. Eles voltavam das batalhas com preciosidades exóticas na bagagem: especiarias, ungüentos perfumados e essências variadas.

Idade Média

Durante a Idade Média, a perfumaria ficou adormecida. Havia apenas vestígios de medicina e farmácia praticadas com ervas aromáticas nos mosteiros. Neles, os jardins tiveram grande importância para o estudo e a descoberta das propriedades terapêuticas das plantas. A descoberta do álcool foi especialmente útil para fins terapêuticos e de higiene, pois muitos dos extratos alcoólicos vegetais eram usados na luta contra as epidemias, como a peste negra — que assolou a Europa durante séculos, a partir de 1347. Os extratos alcoólicos, contendo alecrim e resinas, eram administrados por via oral com fins medicinais. Pelas crenças da época, o banho devia ser evitado a qualquer custo, pois a água era considerada uma fonte de contaminação. Hoje se sabe que os agentes transmissores da peste eram as pulgas dos ratos. As pesquisas prosseguiram nas destilarias, e levaram aos processos de extração de diversos óleos essenciais.

Renascença

O acúmulo de riquezas vindas do comércio feito durante os séculos XIV e XV levou a prosperidade às cidades italianas, como Florença, o que estimulou grandes investimentos nas artes. A Officina Profumo di Santa Maria Novella, fundada oficialmente em 1612 em Florença data de 1221, quando os frades dominicanos iniciaram as atividades da farmácia que produzia essências, pomadas, bálsamos e outras preparações medicinais. Muitas dessas fórmulas, produzidas até os dias de hoje, foram estudadas durante a corte de Catarina de Médicis, nobre florentina que se mudou para a França em 1533, para se casar com o Rei Henrique II. Na caravana que acompanhou Catarina estava seu perfumista pessoal, Renato Bianco, conhecido como René Blanc, le florentin. René Blanc deu à França as primeiras lições na arte da perfumaria, e fundou a primeira boutique de perfumes em Paris, dando um impulso decisivo para a produção e comercialização de produtos aromáticos. A opulência, o esplendor, a extravagância e o refinamento surgiam nas famílias aristocratas e tomavam conta da corte européia. Nascia assim a Renascença. O interesse pela medicina e pela saúde cresceram, estimulando novos hábitos de higiene.

Grasse

Os perfumes de Catarina de Médici eram feitos em Grasse, pequena cidade no sul da França, aos pés dos Alpes mediterrâneos. Grasse era então um centro da indústria de couro, e até aquele momento, não existia nenhum produto para limpar e perfumar o couro, especialmente o das delicadas luvas das senhoras. Desenvolveu-se então uma arte refinada, tarefa dos maîtres gantier parfumeurs (mestres perfumistas de luvas), que prosperaram em torno de Grasse. Aos poucos, a era das águas perfumadas com flores foi cedendo espaço a composições à base de almíscar. A preocupação com a higiene e os cuidados com o corpo permanecia. Também considerava-se importante o cultivo de jardins, capazes de repelir os odores pestilentos comuns na época. Luis XIV, o “Rei Sol”, que era muito sensível a odores, tinha um perfume para cada dia da semana. Em sua corte, rosas e flores de laranjeira eram usadas para perfumar luvas, e os sabonetes de óleo de oliva faziam parte da higiene diária. As fragrâncias apreciadas por Luís XIV eram produzidas no sul da França. Grasse era a cidade do perfume, e tinha muitas vantagens geográficas para isso: a Provença tinha jardins em que as plantas do Oriente e da península ibérica cresciam maravilhosamente — especialmente as frutas cítricas e as flores, como rosa, cravo, tuberosas e jasmim.


A corte perfumada


Os centros culturais dessa época estimularam a difusão do perfume por toda a Europa. Na França, esse conceito foi intimamente associado ao rei Luis XV e à sua amante, Madame de Pompadour. Sua “corte perfumada" ditava a moda, a beleza e a arte da época, e era fiel ao estilo rococó. Com seu generoso estímulo, a realeza encorajou a prosperidade de Grasse, e a cidade passou então da fase artesanal para a de indústria da perfumaria. Com a descoberta de novas técnicas de extração de matérias primas perfumadas, muitas fábricas se desenvolveram nessa região. Mme. de Pompadour usou seu poder para influenciar a corte de Versailles, e estimulou a popularização do banho. Ela gastava horas no toalete; banhava-se com sabonetes de lavanda, outras flores e ervas. Usava adstringente e incrementava o penteado com pomadas perfumadas. Ela sempre tinha um vaso de jacinto ao seu redor. Incensários e recipientes de porcelana para potpourri encontravam-se espalhados pelos seus aposentos. A rosa era o elemento principal da maioria das fragrâncias, misturada à lavanda, ao cravo, noz-moscada, musgo de carvalho e íris. Violetas também eram muito apreciadas. As luvas tinham perfume de neróli, o óleo da flor de laranjeira.

Napoleão

No início do século XVIII foram lançados diversos livros sobre plantas, abordando inclusive o uso medicinal dos perfumes. O sueco Carl von Lineu foi um dos primeiros a desenvolver um sistema de classificações de odores. Em 1714, o italiano Giovanni Maria Farina, conhecido depois como Jean-Marie Farina, registrou na cidade de Colônia, na Alemanha, um produto batizado com o nome de Kölnisch Wasser (Água de Colônia). A Água de Colônia era feita com essências naturais da Itália: neroli, bergamota, lavanda e alecrim diluídos em álcool neutro. Começava então a jornada mundial da água de colônia, que é comercializada até hoje pela Roger Gallet. Mais tarde, em 1790, surgiu a célebre Kölnisch Wasser N* 4711, criada por Mülhens. Com a Guerra dos Sete Anos, a cidade de Colônia tinha um grande movimento: as tropas francesas estacionaram lá e a “água” de Farina ganhou um excelente "garoto propaganda": Napoleão Bonaparte. De acordo com a história, Napoleão despejava todas as manhãs um frasco inteiro de Água de Colônia sobre a cabeça.
Produzido em 1974, foi desenvolvido especialmente para ser levado dentro da bota de Napoleão Bonaparte, mesmo quando ele estava em batalha


Despertar perfumado

A França ganhou fama mundial pelas essências e matérias-primas produzidas em Grasse, o que motivou a formação de empresas produtoras de fragrâncias sólidas e tradicionais. O mercado foi crescendo e levou ao surgimento das primeiras grandes marcas da perfumaria francesa: Guerlain, Pinaud, e Roger Gallet. Destaca-se, também, a Hermès, famosa na época por suas luvas perfumadas, e Molinard. Antes, em Londres, surgiram Yardley e Atkinsons. Na França, Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, proclamou-se imperador como o tio, e assumiu o título de Napoleão III, em 1851. Esposa de Napoleão III, a requintada espanhola Eugênia provocou um retorno triunfal da moda. Ela apresentou um novo modelo para o vestir, com os ombros de fora e saiotes. Seu estilo se deve ao inglês Charles Worth, o primeiro grande criador de moda moderno, que havia emigrado para Paris. No campo das fragrâncias, a eleita de Eugênia era a casa Guerlain. Os espartilhos utilizados na época eram tão apertados que chegavam a provocar desmaios nas mulheres. Elas eram reanimadas com a inalação de sais, misturas de fragrâncias e vapores de amônia levados em charmosos frascos de cheirar, as famosas smelling bottles. A imperatriz veio socorrer as mulheres, lançando um novo estilo de perfume: Eau Impériale, uma mistura de notas cítricas e lavanda, fragrância reanimadora criada em 1861 por Guerlain. A Eau Impériale foi apresentada em embalagem de vidro decorado com o brasão dos Bonaparte: abelhas pintadas à mão em ouro. O amor de Eugênia pelas artes estimulou o desenvolvimento da perfumaria francesa.
Miss dior, 1947
Edição em cristal Baccarat rePresentando o obelisco de Paris


Nasce a indústria do perfume

Nessa época, as fronteiras da perfumaria estavam para ser ultrapassadas nos laboratórios, com a descoberta das estruturas das moléculas perfumadas, e sua posterior síntese química. As mulheres estavam mudando, celebravam a arte de viver. A Belle Époque agitou a arte, a moda e a perfumaria de 1870 até a I Guerra Mundial (1914-1918). Surgiram a luz elétrica, o telefone, o automóvel, o cinema, e a moderna arquitetura — a Torre Eiffel era erguida em Paris. Em 1900, perfumes e artigos de toalete ganharam espaço pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas, evento que agitou a cidade. Vieram visitantes de todos os cantos da Europa. As francesas saíram às ruas. Mulheres elegantes lotavam os cafés parisienses exalando os mais variados perfumes. Fragrâncias contendo patchuli, heliotrópio, almíscar e baunilha criavam uma atmosfera sensual. Com a chegada do século XX, Paris era a mais chique das cidades. Em cada esquina havia cabeleireiro, loja de luvas perfumadas, butiques de lingerie da mais fina qualidade. Todos os objetos de desejo estavam disponíveis para atender a uma demanda crescente, que permaneceria assim até a década de 50. A indústria do perfume se tornou sinônimo de sofisticação, e os frascos mais requintados eram feitos em cristal Lalique. Na famosa Exposição Internacional das Artes Decorativas e das Indústrias Modernas, realizada em Paris em 1925, a perfumaria francesa, já definitivamente ligada à moda, se consagrou como um rico universo a ser continuamente explorado.
Obs:Renata Ashcar é especialista em perfumes e autora do livro Brasilessência: a cultura do perfume.

NÃO TER RELIGIÃO,MAS ACREDITAR EM DEUS


Eu penso assim:
a gente nasce,a família nos dá uma base religiosa,crescemos,nos tornamos adultos e de repente viramos para esquerda ou direita do caminho abençoado que nos colocaram para andarmos.
Vamos em busca de nossa própria fé,de nossas convicções,desse Deus tão falado...contra tudo que nos apresentaram,desde o tenro berço.
Começamos a nossa procura,e como num toque de mágica,podemos descobrir que a nossa religião ficou apenas tatuada em uma de nossas páginas de vida,numa só palavra:"DEUS"
Muitos não nos entendem,outros condenam,alguns lamentam e muitos nos jogam até no caldeirão do inferno.
Se não acreditamos no céu e nem no inferno...nem sentimos o corpo arder.
Não ter religião não é sinônimo de um ser humano com a alma manchada de pecados porque também não acreditamos no pecado.
Somos o que acreditamos sermos.
Nosso Deus é o Deus de todos,sem bibliografia.
Nossa religião esta na dádiva de respeitar todas as religiões.
Ter ou não ter religião é uma opção de vida,de crenças,de experiências vividas e não vividas,é ter o direito de escolhas,é se entrelaçar na fé que construiu para si próprio...
Enfim,não ter religião,talvez seja um grande milagre da vida de muitas vidas porque se consegue fazer o bem "sem saber a quem".
(Sonia)

UTOPIA



Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.

O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.

M A N D A L A




"EM NENHUM ASSUNTO DESTE MUNDO EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA OU UMA AUTORIDADE SUPREMA:DESCONFIE DAQUELES QUE DIZEM QUE SEU CAMINHO É O ÚNICO QUE TEM VALOR".

O SIGNIFICADO DA MANDALA

A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico", um círculo de energia. A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos,quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas. A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular separando-o do restante do Todo. Este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.

A LISTA


Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você já desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
(Oswaldo Montenegro)

TOXOPLASMOSE


O que é a TOXOPLASMOSE ?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita o Toxoplasma gondii. Os protozoários são seres unicelulares. Um parasita vive dentro de um outro ser vivo (hospedeiro) e utiliza os nutrientes desse hospedeiro.

O parasita da toxoplasmose encontra-se frequentemente em fezes, carne crua, vegetais crus e na terra. Pode entrar no nosso corpo através da respiração. Até cerca de 50% da população está infectada com a toxoplasmose. O sistema imunitário saudável evita que este parasita provoque doença. No entanto não impede a transmissão do parasita de pessoa a pessoa.

A doença mais comum provocada pelo parasita da toxoplasmose é a infecção do cérebro (encefalite). A toxoplasmose também pode surgir noutras partes do corpo. A toxoplasmose pode provocar coma e morte. O risco de desenvolver toxoplasmose é mais alto quando os linfócitos CD4 diminuem para valores inferiores a 100.

Os primeiros sinais de toxoplasmose podem ser febre, confusão mental, dores de cabeça, desorientação, alterações da personalidade, tremor e crises epilépticas. O diagnóstico de toxoplasmose habitualmente implica a realização de testes de pesquisa de anticorpos para o Toxoplasma gondii.

A presença de anticorpos para a toxoplasmose apenas mostra se a pessoa esteve exposta ao parasita. Um teste positivo não significa que se tenha encefalite. No entanto um teste negativo significa que não se está infectado com o parasita da toxoplasmose.

A TAC da cabeça ou a ressonância magnética também são utilizadas no diagnóstico da toxoplasmose cerebral. As alterações na TAC do cérebro podem ser muito parecidas às alterações de outras infecções oportunistas do cérebro. A ressonância magnética é mais sensível e permite o diagnóstico mas facilmente.

Como se trata a Toxoplasmose?

A toxoplasmose trata-se de uma associação de antibióticos a pirimetamina (Daraprim®) e sulfadiazina (Labdiazina®) ambos os medicamentos conseguem penetrar no cérebro

O protozoário da toxoplasmose necessita de vitamina B para viver. A pirimetamina impede o parasita de obter a vitamina B. a sulfadiazina impede o parasita de utilizar a vitamina B. A dose habitual destes medicamentos é 50 a 75 mg de pirimetamina por dia e 2 a 4 gramas de sulfadiazina diários.

Estes dois medicamentos interferem com a vitamina B e podem provocar anemia. As pessoas com toxoplasmose habitualmente tomam ácido folínico para prevenir a anemia.

Esta associação de medicamentos é muito eficaz contra a toxoplasmose. Cerca de 80% dos doentes melhoram ao fim de duas a três semanas.

A toxoplasmose pode regressar após um primeiro episódio. As pessoas que tiveram toxoplasmose devem continuar a tomar os medicamentos contra a toxoplasmose numa dose de manutenção (mais baixa do que a dose necessária para tratar a doença aguda).

Como escolho um tratamento para a Toxoplasmose?

Se lhe for diagnosticada toxoplasmose o seu médico irá prescrever pirimetamina e sulfadiazina. Esta associação de medicamento pode causar diminuição dos glóbulos brancos e problemas renais.

A sulfadiazina é uma sulfamida. Cerca de metade das pessoas que utilizam este medicamento têm uma reacção alérgica. Esta reacção é, geralmente o aparecimento de manchas na pele, mas pode também haver febre.

Podem-se utilizar métodos de dessensibilização para se ultrapassar as reacções alérgicas. Os doentes começam com uma dose muito baixa do medicamento diluída em água. Administram-se cada vez doses mais elevadas do medicamento até se atingir a dose normal.

As pessoas que não conseguem tolerar as sulfamidas podem ser tratadas com clindamicina (Dalacin®) em substituição da sulfadiazina.

Pode-se prevenir a Toxoplasmose?

A melhor forma de prevenir a toxoplasmose é tomar as associações potentes de antiretrovirais. Pode-se ser testado para confirmar se já se foi infectado com a toxoplasmose. Se nunca se teve contacto com o parasita da toxoplasmose deve-se evitar o risco de infecção não comendo carne ou peixe mal passados, ou vegetais crus pouco lavados e utilizar luvas e máscara se tiver gatos, ao limpar a caixa do gato (e depois lavar abundantemente as regiões expostas durante a limpeza do material dos gatos).

Se tem menos de 100 linfócitos CD4 deverá efectuar medicação profiláctica para a toxoplasmose. As pessoas com menos de 200 linfócitos CD4 tomam cotrimoxazol (Bactrim® ou Septrin®) para a prevenção da pneumocistose. Esta medicação também é eficaz na prevenção da toxoplasmose. Ver, para mais informação acerca da pneumocistose «o que é a Pneumocistose?». Se não tolerar o cotrimoxazol o seu médico poderá receitar outros medicamentos também eficazes.

O Essencial

A toxoplasmose é um infecção oportunista grave. Se não se foi exposto ao parasita, pode-se reduzir o risco de exposição não comendo alimentos crus/mal passados ou vegetais mal lavados e tomar precauções especiais ao limpar as caixas dos gatos.

Podem-se tomar associações potentes de antiretrovirais que aumentam as defesas. Um valor de linfócitos CD4 superior a 100, em princípio, não deixa o parasita da toxoplasmose causar problemas. Se o valor dos linfócitos CD4 for inferior a 100, fale com o seu médico acerca dos medicamentos para a profilaxia da toxoplasmose.

Se sentir dores de cabeça persistentes, confusão, desorientação e crises epilépticas ou outros sintomas possíveis de serem toxoplasmose do cérebro vá de imediato ao seu médico assistente. Se for diagnosticada precocemente a toxoplasmose cerebral pode ser tratada de forma eficaz.

Se algum dia tiver toxoplasmose deverá manter medicação de manutenção para evitar que torne a ter um novo episódio da doença.

Animais transmissores - Gatos, bovinos, ovinos, suínos e caprinos.

MAIS INFORMAÇÕES:http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/toxoplasmose1.asp

SOU LOIRA,AMO SER LOIRA,VOU MORRER LOIRA E DAÌ?


Sou loira desde que nasci e acho que a primeira história da infância que escutei foi uma piadinha de alguma fada loira.
Então,para as loiras naturais ou não,já inicio contando uma piada:


Uma loira estava andando no shopping, viu uma TV na vitrine de uma loja e resolveu comprá-la. Ela entrou na loja e falou para o vendedor:
"Eu gostaria de comprar a TV que está na vitrine."
E o vendedor respondeu:
"Eu não posso vender nada para loiras."
Então, ela foi até o cabelereiro e pintou o cabelo de ruivo. Voltou à loja, fez a mesma pergunta, e o vendedor tornou a dizer:
"Eu não posso vender nada para loiras."
Então a loira voltou ao cabelereiro, pintou o cabelo de preto, voltou à loja, fez mais uma vez a pergunta ao vendedor. Novamente, o vendedor respondeu:
"Eu não posso vender nada para loiras."
"E como é que você sempre adivinha que eu sou loira?!" - surpreendeu-se a loira.
"É que aquilo na vitrine não é uma TV, é um microondas."

HAHAHA...morro de rir quando ouço uma dessas piadinhas de loira!
Mais gentil rir do que enfiar a mão no piadista,né?

Ouço e leio por aí:

*Os homens preferem as morenas
*Os homens namoram as loiras e casam com as morenas
*Todo homem quer uma amante loira
*Olha a Xuxa!
*Só podia ser loira!
*Loira oxigenada feita no laboratório.
E outras frases preconceituosas que me levam a pensar na ignorância de tantos.
Já pintei minhas madeichas de todos os tons de castanhos e até de preto para fugir do preconceito e esqueci a palavra estética.Ficava literalmente horrorosaaa...!!!
Processos para se ficar loira não faltam!Em quarenta minutos,lá estava eu loira de novo.
Desde dos tempos do Império Romano que os cabelos blondes despertam desejo,sedução e encantamento.
Então,se você estéticamente fica bem loira...não pense duas vezes:fique loira já!
Lembrem-se que Cinderela, Alice do País das Maravilhas, Bela Adormecida, a fada Sininho do Peter Pan,Barbie,Evita Péron,Madonna...entre tantas mais...foram loiras fatais.
E para finalizar:segundo pesquisas realizadas por "The Vogue Book of Blondes",50 % dos homens realmente preferem as loiras.
Sou loira,amo ser loira,vou morrer loira e daí?

(Sonia)

VIVI E AINDA VIVO


Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
“quebrei a cara muitas vezes”!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!

Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é “muito” pra ser insignificante.


Charles Chaplin